VI Seminário Leitura de Imagens – A epistemologia de Nise da Silveira
https://www.sympla.com.br/evento/vi-seminario-leitura-de-imagens-a-epistemologia-de-nise-da-silveira/2556626?share_id=whatsapp
18 a 20 de outubro de 2024
Local: Fundação Joaquim Nabuco, Campus Derby – Sala Aloisio Magalhaes, Recife (PE)
Realização: Museu de Imagens do Inconsciente e
Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio
Apoio: Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente
Evento híbrido com transmissão ao vivo pelo Youtube –
https://www.youtube.com/c/MuseudeImagensdoInconsciente
Desde o aparecimento das primeiras obras criadas por indivíduos considerados loucos, a ciência e a arte procuraram produzir sentidos sobre essas produções, com os mais variados objetivos. A Dra. Nise da Silveira, pioneira no Brasil no uso terapêutico das atividades expressivas, desenvolveu um método de leitura das imagens para o estudo da psique humana onde a interdisciplinaridade se destaca.
A disseminação de tal método vem contribuir para a fundamentação teórica do emprego de atividades expressivas no tratamento de indivíduos com transtornos mentais, que hoje é feito, em muitos casos, de forma empírica e sem uma ferramenta epistemologicamente consistente. Para além da esfera do tratamento terapêutico, o assunto interessa aos estudiosos que desejam maior compreensão do mundo interno, da psique e seus processos profundos. Numa sociedade avassalada por imagens, o estudo da criação e do simbolismo das imagens aumenta de importância. Além disso, o estímulo à livre expressão e ao exercício da criatividade como parte do estar no mundo está ligado ao conceito de saúde mental como um estado de equilíbrio entre o ser, a sociedade e o meio ambiente.
Assim, é que a Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente e o Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq) vão realizar o VI Seminário Leitura de Imagens – A epistemologia de Nise da Silveira, reunindo pesquisadores de vários campos de estudo – psicologia, psiquiatria, história da arte, museologia.
O seminário integra a programação de comemoração dos 50 anos da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente, fundada em 1974 por Nise da Silveira e colaboradores. O Museu reúne hoje a maior coleção de seu gênero no mundo, com cerca de 400 mil obras, 128 mil das quais tombadas pelo IPHAN, e é uma referência nacional no campo da saúde mental.
Dentre os convidados, destaque para a participação internacional de Carlos Mele, pesquisador do Instituto C. G. Jung de Zurique, responsável pela coleção de obras dos pacientes do mestre suíço.
QUEM SERÁ O BENEDITO?
A dinâmica do VI Seminário Leitura de Imagens – A epistemologia de Nise da Silveira tem como roteiro os textos preconizados no pequeno caderno de 56 páginas datilografadas escrito por Nise da Silveira em fins dos anos 1980, com o título “Pequeno Fichário Relativo a Obras sobre Expressão Plástica de Psicóticos e Algumas Dicas para o Benedito”. Sobre o título, Nise da Silveira explicava com uma pergunta: “Quem será o Benedito que vai se interessar por estes livros?” Neste guia, Dra. Nise relaciona autores e textos que servem de base para o seu método de leitura de imagens. Este método interdisciplinar – que reúne psicologia, psiquiatria, história da arte, história das religiões, literatura – é pioneiro e representa uma tecnologia avançada na pesquisa do tratamento de pessoas com transtornos mentais.
O Benedito foi publicado em 2022, por ocasião do IV Seminário, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), uma edição comentada por pesquisadores que trabalharam diretamente com a Dra. Nise da Silveira e já escreveram livros sobre ela. O lançamento desse texto inédito da Dra. Nise fez parte das comemorações dos 70 anos do Museu de Imagens do Inconsciente.
O Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq) foi criado para dar sequência a essa ação de disseminação deste conhecimento pioneiro e de grande importância para o campo das humanidades. É formado por diversos profissionais – doutores e mestres – que em seus objetivos acadêmicos buscam o desenvolvimento social e a sustentabilidade como pilares para o conceito amplo de saúde mental. Dessa forma, o Grupo se propõe a trazer à tona não só o legado deixado pela Dra. Nise, mas ampliá-lo e abrir rotas para que outros conhecimentos sejam gerados a partir daí. O Grupo já realizou cinco edições do Seminário Leitura de Imagens: em 2017, no Rio de Janeiro; em 2018, em Avaré, (SP); 2019, em Santos, (SP), 2022 no Rio de Janeiro e 2023 em São Paulo. A última edição teve 450 participantes inscritos.
As publicações digitais dos Anais das três primeiras edições estão disponíveis através do link abaixo:
https://drive.google.com/drive/folders/1jVXJTVqwroCHqHMS5wgLzkA5jTEatKUN?usp=sharing
Pesquisadores Participantes
Ana Cristina Jorge
Graduada em Psicologia pela Faculdade Sudoeste Paulista. Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Membro do Grupo de Estudos ExProsodia coordenado pelo Prof. Dr. Waldemar Ferreira Netto. Membro do Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq)
Brena Souza Almeida
Especialista em Psicologia e Saúde Mental na modalidade Residência pelo Hospital Ulysses Pernambucano e Universidade de Pernambuco, Especialista em Psicologia Analítica com enfoque na prática clínica pela Faculdade IDE. Preceptora das atividades práticas de arte e saúde mental da Residência de Psicologia HUP/UPE. Integrante do Coletivo Arte-Intervenção que desenvolve o projeto de ateliê terapêutico no Hospital Ulysses Pernambucano.
Christina Gabaglia Penna
Formada em História da Arte (Uerj), mestre em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/Museu de Astronomia). De 1979 a 2005, trabalhou no Projeto Portinari como responsável pela catalogação e organização da publicação Candido Portinari – Catálogo Raisonné. Como curadora, idealizou e produziu diversas exposições e publicações no Brasil e no exterior. Atualmente é vice-presidente da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente. Desde 2017, colabora com o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Integra o Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq).
Christiane Carrijo Eckhardt Moummar
Graduada em Psicologia pela UNESP, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e Doutora em Filosofia pela UFSCar. Foi chefe do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP-Bauru e é professora assistente nesse mesmo departamento. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e do Observatório em Educação em Direitos Humanos-UNESP. Editora Chefe da PLURAL Revista de Psicologia UNESP Bauru.
Elizabeth Christina Cotta Mello
Psicóloga (UFRJ) Especialista em Psicologia Clínica (CFP) e Psicologia Hospitalar (CFP), Mestre em psicologia (FGV/RJ), Doutora em Psicologia social e da personalidade (UFRJ) em Epistemologia das teorias psicológicas e Pós-doutora em Ciências no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT). Licenciatura Plena em Artes (BENNETT) e Arteterapeuta (UVA e UBAAT). Trabalhou como professora na Escola Naval e cursos de graduação de psicologia, sendo avaliadora ad hoc do MEC – INEP. Implantou e Coordenou cursos de Arteterapia e Processos de Criação e Teoria e Prática Junguiana no Rio de Janeiro e em outros estados. Membro analista da SBPA/RJ. Atualmente é diretora de ensino da SBPA/RJ.
Eurípedes Júnior
Graduado em Composição pela Escola de Música da UFRJ, com mestrado e doutorado em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/Museu de Astronomia. Trabalhou durante 30 anos no Museu de Imagens do Inconsciente e desde 2010 trabalha no Museu Nacional de Belas Artes, onde atualmente é curador da coleção de esculturas. Coordenador do grupo de pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq).
Gladys Schincariol
Psicóloga pela PUC de Campinas. Iniciou seus estudos no campo da Saúde Mental, com a Dra. Nise da Silveira, nos ateliês terapêuticos do Museu de Imagens do Inconsciente no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro. Trabalhou como pesquisadora do CNPq na Casa das Palmeiras, clínica de portas abertas destinada a egressos de hospitais psiquiátricos. Participou do movimento da Luta Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica brasileira. Desde 1979 coordena os projetos de pesquisa e preservação dos acervos do Museu de Imagens do Inconsciente e das atividades clínicas nos ateliês terapêuticos, supervisionando e orientando estagiários e estudiosos. Organiza cursos, seminários, palestras e exposições no Brasil e no exterior.
Glória Thereza Chan
Arteterapeuta e Pedagoga no Museu de Imagens do Inconsciente de 2003 a 2023. Mestre em Artes Visuais (EBA/UFRJ) e Artista Plástica. Lecionou Artes Visuais em várias instituições de ensino, dentre elas no Colégio Pedro II e no curso de Pedagogia EAD da UNIRIO. Graduada em Comunicação Visual (FAAP/SP), em Licenciatura em Educação Artística com especialização em Desenho (FEBASP) e em Pedagogia (UnG). Especialização em Arte Terapia (Sedes Sapientiae/SP), com especializações em Aromaterapia, Reiki, Shiatsu Emocional, TISE (Terapia de integração somato – emocional), Auriculoterapia.
Hamanda de Almeida Pedrosa
Psicóloga Clínica (CRP: 02/17263), Arteterapeuta (ARTE/PE: 181/0322), Facilitadora credenciada de SoulCollage®, Especialista em Clínica Junguiana, Especialista em saúde mental na modalidade residência pelo Hospital Ulysses Pernambucano e Universidade de Pernambuco, Pós graduanda do curso “O mundo das imagens: teoria e prática da terapêutica segundo Nise da Silveira”. Preceptora das atividades práticas de arte e saúde mental da Residência de Psicologia HUP/UPE, Psicóloga no Espaço Rizoma.
José Augusto Teixeira
Psicólogo junguiano. Pesquisador no Museu de Imagens do Inconsciente; Professor convidado da Pós-Graduação em Teoria e Prática Junguiana nas Faculdades Integradas Maria Thereza – FAMATH/RJ. Mestre em Teoria e Crítica da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a dissertação Longe da loucura, longe da cura: os caminhos do mito na obra de Octávio Ignácio.
Juliana Gimenes de Sá Oliveira
Graduanda em Psicologia e entusiasta dos estudos das imagens e das artes. Mediadora cultural pelo Museu de Arte do Rio e Museu Histórico Nacional, também estagiária do Museu de Imagens do Inconsciente nos ateliês terapêuticos e grupos de estudos quinzenais.
Luana Maria Rotolo,
Psicóloga (CRP 02/16026), Arteterapeuta (Arte-PE 192/0922), Especialista em Clínica Junguiana, Facilitadora credenciada de SoulCollage®, Especialista em Saúde da Família na modalidade residência, Mestre em Saúde Pública, pós graduanda do curso “O mundo das imagens: teoria e prática da terapêutica de Nise da Silveira”. Preceptora do Seminário de Arte e Saúde Mental da Residência de Psicologia em Saúde Mental do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano e Universidade de Pernambuco.
Luiz Carlos Mello
Diretor do Museu de Imagens do Inconsciente há 25 anos, foi o principal colaborador da Dra. Nise da Silveira, com quem trabalhou de 1974 até seu falecimento. Ao lado da mestra, realizou exposições nacionais e internacionais e dirigiu 15 documentários científicos. Publicou o livro Nise da Silveira – caminhos de uma psiquiatra rebelde, a maior e mais completa biografia sobre a criadora do Museu. Atualmente desenvolve pesquisas para exposições e publicações, e um projeto de expansão para a instituição em conjunto com a Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente.
Maddi Damião Jr.
Psicólogo, doutor em psicologia (UFRJ), Pós doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Unicamp, pós doutor em Ciências das Religiões pela UFJF, Professor Associado da Universidade Federal Fluminense RPS/Curo, colaborador na coordenação do Grupo de Estudos do Museu de Imagens do Inconsciente, atuou como diretor técnico da Casa das Palmeiras.
Manuelle Andreani
Psicóloga (CRP 02/12.595) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Analista junguiana pelo Instituto de Psicologia Analítica da Bahia (IPABAHIA), vinculada à Associação Junguiana do Brasil (AJB) e filiada à International Association of Analytical Psychology (IAAP). Especialista em teoria e prática junguiana (UVA – RJ). Arteterapeuta (PE/073/0711). Consteladora sistêmica (Hellinger Institut Landshut – Alemanha). Facilitadora credenciada de SoulCollage@. Coordenadora e professora do curso de especialização Latu Sensu “Psicologia junguiana com enfoque na prática clínica”, Recife – PE. Integrante do Lumen Novum – espaço de Psicologia Analítica e Arteterapia, no Recife – PE.
Márcia Gagliardi
Psicóloga, Pós Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade São Marcos. Foi presidente do Núcleo Junguiano de Desenvolvimento Humano e Saúde Mental – Avaré de 2015 a 2018. Integrante do Grupo Caminhos Junguianos. Atua como psicoterapeuta, na abordagem junguiana, desde 1982.
Marisa Catta-Preta Martins
Psicóloga com especialização em psicologia junguiana pelo Sedes Sapientiae, Mestrado em Psicologia clínica e Doutorado pela PUC de SP – Núcleo de estudos junguianos. Professora de psicologia analítica pela PUC de SP, responsável pelo aprimoramento da PUC – COGEAE no atendimento de adultos na psicologia analítica. Coordenadora da Pós-graduação em Psicologia junguiana e a prática na clínica, educação e organização e da extensão em psicologia analítica e disciplinas da graduação JUNG 1 e 2. Coordenadora dos cursos de pós-graduação de psicopedagogia e educação inclusiva na Unimes Virtual. Autora dos livros A noite da alma – sonhos e insônia, Sonhos e Arte, co-autora de Sonhos na psicologia junguiana, Jung e Saúde, 95 anos de Paulo Freire, e-book – Economia social e pública. Faz parte do grupo de pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq).
Maria Cristina Reis Amendoeira
Doutora em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela UFRJ, com a pesquisa interdisciplinar: A expressão artística e a esquizofrenia – o caso de Adelina Gomes por meio das imagens. Psicanalista (Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro). Representante na América Latina do Aging Committee da International Psychoanalytical Association – IPA (2017/2021). Membro da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente (SAMII). Pesquisadora do CNPq (grupo de pesquisa Memória, Museus e Patrimônio/IBRAM). Médica do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e Docente da Faculdade de Medicina da UFRJ junto ao internato integrado em Medicina da Família e Comunidade e Saúde Mental.
Paula Barros Dias
Psicóloga clínica com especializações em Saúde Mental pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz e Psicologia Junguiana pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em História das Ciências da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, com a dissertação Arte, Loucura e Ciência no Brasil: as origens do Museu de Imagens do Inconsciente. É coordenadora do Centro de Estudos do Instituto Municipal Nise da Silveira desde 2010. Integrante dos grupos de pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq) e Caminhos Junguianos.
Tatiana Fecchio da Cunha Gonçalves
Bacharel e licenciada em Artes Visuais (Unicamp), Pedagoga (Unifran), com mestrado e doutorado em Arte pela Unicamp e especializações realizadas nas áreas de Artes e Novas Tecnologias (UnB), Arteterapia (Unicamp), Caminhada como Método para a Arte e Educação (Casa Tombada\Edith Derdyk) e MBA em gestão escolar PECEGE (USP\Esalq). Professora de Artes Visuais no Ensino Fundamental I e II na Escola Vera Cruz e no Colégio Santa Cruz. Docente convidada no Curso de Pós Graduação em Arteterapia Analítica da FMU. Parecerista das revistas Art&Sensorium, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Semina: Ciências Sociais e Humanas, Revista Educação, artes e inclusão. Membro do Conselho editorial da Revista Arteterapia.
Walter Melo
Professor Associado IV do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Professor dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (mestrado e doutorado); Coordenador do Grupo Caminhos Junguianos; Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a tese Ninguém Vai Sozinho ao Paraíso: o percurso de Nise da Silveira na psiquiatria do Brasil.